• 933887750 933206370 geral@imozeto.pt

Como escolher as paredes exteriores adequadas? 700 700 IMOZETO

Como escolher as paredes exteriores adequadas?

Que tipos de paredes exteriores existem?

Apesar da maioria das paredes visualmente parecerem todas iguais, pode-se de forma simplificada, afirmar que existem dois tipos de paredes: parede dupla e parede simples. Cada tipo de parede possui materiais e métodos construtivos diferentes. Pode ser em bloco de alvenaria, bloco cerâmico, betão, pedra, madeira, metal, etc. ou a combinação entre os diversos materiais.

Parede dupla ou parede simples?

Existem diferenças claras na execução de cada tipo de parede. Usualmente a parede dupla apresenta maior espessura, sendo normalmente constituído por uma caixa de ar e isolamento térmico entre as duas faces. Esta solução permite uma gama alargada de acabamentos.

A parede simples apresenta normalmente menor espessura, possuindo o isolamento térmico pelo interior ou pelo exterior. Esta solução não se apresenta tão versátil nos acabamentos na face onde se encontra o isolamento térmico. Para uma habitação unifamiliar a solução mais usual é o sistema ETICS, erradamente conhecido por “Cappoto”, uma vez que é uma marca e não um sistema de isolamento térmico. Para edifícios de habitação coletiva ou serviços é recorrente a utilização do sistema de isolamento térmico pelo exterior com fachadas ventiladas.

 

O que ter em conta na seleção do sistema?

 

  • O seu gosto.
  • O custo a curto e longo prazo. As diferenças podem ser significativas!
  • A fatura energética ao longo dos anos.
  • Qual o coeficiente de transmissão térmica da parede?
  • Qual a área útil de cada divisão em função de cada parede?
  • Qual a inércia térmica que a parede proporciona?
  • A parede escolhida possui os requisitos técnicos do projecto de térmica?
  • Os acabamentos são compatíveis com a base da parede e restantes elementos?

 

Sabia que uma habitação com inércia térmica forte tem amplitudes térmicas interiores menores? Assim, após o aquecimento esta retém a temperatura durante um período mais alargado, mantendo o ar aquecido mais tempo. Em contrapartida, uma inércia térmica fraca possibilita um rápido aquecimento e arrefecimento do ar interior.

Sabia que pode aumentar a área interior da sua habitação mediante a solução adotada?

Como pode analisar, cada solução tem as suas vantagens e desvantagens. Faça perguntas. Procure apoio técnico especializado e independente. Garanta uma escolha consciente e adequada às suas necessidades!

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado.

FALE CONNOSCO


Contacte-nos

933887750 | 933206370 | geral@imozeto.pt

Ou deixe-nos os seus dados!

Contactamos gratuitamente em 24 horas úteis!




X
FALE CONNOSCO