• 933887750 933206370 geral@imozeto.pt

Construções em madeira – Diversidade de espécies 700 485 IMOZETO

Construções em madeira – Diversidade de espécies

A madeira é um material orgânico que representa, desde os primórdios da humanidade, conforto, estabilidade e abrigo.

Automaticamente a ligação entre o homem e a madeira é natural e reconfortante.

A madeira pode ser utilizada de diversas formas na construção civil, como: estruturas, portas, janelas, pavimentos, móveis, rodapés, coberturas, cofragens, etc.

A madeira tem origem num meio natural, tornando-se num material de elevada variabilidade, cujas as propriedades variam pelo meio ambiente em que a árvore se desenvolve e pelas diferentes espécies existentes.

As madeiras são identificadas pela sua nomenclatura comercial e designação botânica que pode ser completada em laboratório por microscópica comparando lâminas da madeira em questão, que são tratadas e comparadas com lâminas-padrão ou com um atlas de micro­fotografias. A título de exemplo seguem alguns tipos de madeira que podemos encontrar:

 

Acácia Austrália

As fibras da Acácia Austrália conferem-lhe uma aparência muito característica: esta madeira combina tons de castanho e um rosado específico, trata-se de uma madeira de muito boa qualidade no que diz respeito à dureza, e de durabilidade média. Utilizada prin­cipalmente na construção civil em marcenaria e tanoaria.

 

Castanho

O Castanheiro é abundante na região do Minho. É um exem­plo de qualidade e durabilidade: encontram-se muitos exemplos de aplicação na construção com centenas de anos, e, depois de restau­rado, é voltado a utilizar por muitos mais anos. De elevada resistência mecânica, trata-se de uma madeira de certa dureza acima da média e bastante leve. É um bom exemplar utilizado no mobiliário, em soalhos, portas e revestimento.

 

Carvalho

A melhor característica da madeira de carvalho é a durabi­lidade em contacto com o exterior, água e solo, resistindo à putre­fação. Depois de seca é fácil de moldar, apesar da sua dureza.

É utilizado para as mesmas finalidades que o Castanho.

 

Choupo

É uma árvore com um rendimento acima da média, já que a velocidade de crescimento pode atingir o triplo das outras espécies. Apesar de se tratar de uma madeira leve e moderadamente flexível, é resistente. Destaca-se das outras espécies pela sua tonalidade clara. Funciona bem em espaços interiores, tanto pela aparência clara como pela durabilidade. É principalmente aplicado em carpintaria de limpos e pasta de papel.

 

Eucalipto

Esta espécie encontra-se em abundância em Portugal, importa­da há cerca de duzentos anos da Austrália. O clima português húmido foi a razão pela qual esta árvore cresceu e se multiplicou pelo país.

É uma madeira de grande densidade e resistência à perfuração e ao apodrecimento. Tem excelentes propriedades de maquinação, no entanto requer o uso de técnicas apropriadas de desdobro, para minimizar os efeitos das tensões de crescimento, bastantes evidentes nesta espécie. É utilizado para a produção de pasta de papel, placas para cofragem do betão e outrora para caminhos-de-ferro.

 

Nogueira

A característica de destaque desta espécie é a sua estabilidade dimensional, para além de ser uma das mais duráveis. É de dureza comparável ao Castanheiro, no entanto bastante simples de trabalhar. Predomina nos revestimentos interiores e mobiliário interior.

 

Sobreiro

Uma das espécies mais características do nosso país de onde é extraída a cortiça. Esta é a razão principal pela qual é pouco utiliza­da para a construção civil.

 

Pinho

A mais abundante da família das resinosas em Portugal e mais utlizado na indústria da construção. Esta população desenvolveu-se no país naturalmente após plantação pelo facto do seu enraizamento ser aprumado e profundo que permite a recuperação de solos pobres e erodidos, protegendo do vento e contribuindo para a fixação de dunas. O elevado número de nós faz com que este exemplo seja pou­co flexível embora bastante durável e resistente, por isso, utilizado em todos os ramos da construção.

Faça perguntas, procure apoio técnico especializado e independente, garanta que efetua uma escolha consciente e adequada às suas necessidades!

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado.

FALE CONNOSCO


Contacte-nos

933887750 | 933206370 | geral@imozeto.pt

Ou deixe-nos os seus dados!

Contactamos gratuitamente em 24 horas úteis!




X
FALE CONNOSCO