• 933887750 933206370 geral@imozeto.pt

Vai reabilitar um edifício? O que vai fazer com a madeira antiga? 700 525 IMOZETO

Vai reabilitar um edifício? O que vai fazer com a madeira antiga?

Numa altura em que a reabilitação urbana ganha força nos centros históricos, torna-se importante, dada a sua grande utilização nos edifícios antigos, o conhecimento sobre as madeiras utilizadas na construção, principalmente a nível estrutural.

A madeira é um material com características muito próprias e diversas, dependendo das diferentes espécies. Trata-se também de um material muito suscetível aos agentes físicos e biológicos merecendo por isso uma análise muito mais detalhada na sua utilização.

A utilização mais frequente a nível estrutural é ao nível dos pavimentos e das coberturas. Nestas, podem ser enumeradas alguns dos defeitos mais comuns:

  • Geometria inadequada;
  • Excentricidades nos apoios;
  • Falta de contraventamento das asnas;
  • Apoio insuficiente das vigas;
  • Remoção de paredes de apoio do pavimento.

Tratam-se de defeitos de origem humana uma vez que resultam diretamente da intervenção do Homem, quer seja ao nível da conceção, execução ou utilização. Estes defeitos são ainda agravados pela ação dos agentes biológicos tais como a podridão e o caruncho.

O fungo da podridão apresenta-se como o mais grave dada a sua capacidade em degradar toda secção afetada enquanto os carunchos apresentam um ataque mais superficial. Com tratamento adequado, é possível suster a progressão dos agentes biológicos e impedir o aparecimento de outros.

Antes de efetuar uma intervenção numa cobertura ou num pavimento em madeira é fundamental analisar o funcionamento estrutural e as consequências da ação dos agentes biológicos. Com pequenas correções estruturais e tratamentos adequando, é possível a sua reutilização, economizando tempo e dinheiro, contribuindo para a sustentabilidade no nosso planeta.

Faça perguntas, procure apoio técnico especializado e independente, garanta que efetua uma escolha consciente e adequada às suas necessidades!

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado.

FALE CONNOSCO


Contacte-nos

933887750 | 933206370 | geral@imozeto.pt

Ou deixe-nos os seus dados!

Contactamos gratuitamente em 24 horas úteis!




X
FALE CONNOSCO